POLÍTICA: Herança passada de pai para filho

Por Paulo Sergio de Carvalho 11/04/2024 - 19:34 hs
Foto: PSC Jornalismo Verdade
POLÍTICA: Herança passada de pai para filho
POLÍTICA: Herança passada de pai para filho

Quando pequenos, todos pensam em seguir o caminho dos pais, e para eles, que cresceram num ambiente em que a política era assunto comum nas rodas de conversas, inclusive à mesa, se tornou uma realização pessoal. Influenciados ou não, acabam seguindo os mesmos passos de seus pais e antepassados. Exemplos concretos são jovens políticos que ingressaram na carreira política, se tornando vereadores, deputados, e alguns pensam, inclusive, em alçar voos mais altos rumo a um cargo majoritário.


Em Lavras da Mangabeira-CE, o jovem Hugo Macêdo não é tão diferente de outras crianças que têm o pai ou alguém na família como referência política. Seu pai, o vereador Antônio Lôbo de Macêdo (Titil Lôbo) hoje no Partido Liberal (PL) após quarenta anos no parlamento mirim lavrense, não mais buscará a reeleição, e buscará lhe passar sua herança político.


Hugo Macêdo - Pré-Candidato a Vereador (PSD)

Hugo, revela que o fato de acompanhar o pai, durante sua infância e adolescência, em sua rotina política, acabou influenciando bastante em sua decisão de adotar este mesmo caminho em sua vida.

O jovem pré-candidato a vereador pelo (PSD) nas eleições deste ano relembra que sempre esteve atento, participando dos eventos, tendo acesso ao público, se envolvendo nos momentos sociais e nos movimentos eleitorais, sendo determinantes para que se aproximasse deste mundo político, levando-o naturalmente para a política partidária. “Isso não surgiu num determinado dia. Veio surgindo desde minha infância”, contou. 

“Eu sempre acompanhei meu pai. Não só nos eventos públicos, como durante a atuação política dele. Mas em casa sempre teve a presença de grandes lideranças políticas. Deputados, prefeitos frequentaram minha casa e eu tinha contato com eles, conversava com eles. Fui acompanhando, e isso foi surgindo naturalmente" acrescentou Macêdo.

A política é algo normal, como em todos os casos, onde há influência entre pai e filho, onde as crianças acham que seus pais são "heróis”.

“Pai é pai e, como todo pai, acredita que os filhos devam receber conselho em qualquer idade. A relação com meu pai é a melhor possível, temos diálogo, uma compreensão. Sempre procuro receber conselhos de pessoas mais experientes e meu pai é exemplo disso”, afirmou o jovem pré-candidato.

Bastão Político 

Titil Lôbo ou o “Velho Lôbo” como é carinhosamente chamado por alguns amigos da política, entende que chegou a hora de passar o “bastão” para seu filho, seu herdeiro político.
Vereador Titil Lôbo (PL)
Aos 25 anos, formado em contabilidade pela Faculdade Vale do Salgado (FVS), Hugo Macêdo estará marcando seu espaço na política lavrense quando das convenções municipais em Lavras da Mangabeira, lançando-se candidato a Vereador pelo PSD.

Para quem não o conhece, Hugo Macêdo, tem, como diz seu pai, um conhecimento político/pessoal que lhe chama atenção.

“Na vida como também na política, a pessoa inteligente aprende com o erro dos outros. E ele (Hugo) como bom observador, certamente não seguirá pelos mesmos erros que alguns cometem. Quando houver dúvidas, ele ter-me-á sempre, e eu espero que por ainda muitos anos, aqui, lhe aconselhando com minha experiência”, enalteceu Titil Lôbo.

Hugo, afirma que pretende trilhar o mesmo caminho do pai, e um dia chegar ao cargo majoritário, mas que na política não tem que se precipitar, e que todas as coisas acontecem no seu tempo. Segundo ele, pretende esperar o seu tempo. Se diz ansioso mas, pronto e querendo.

Que venha as eleições...